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Eu quero voar!
Eu quero voar!
Em nosso módulo prático de paramotor, iremos aproveitar o tempo da melhor forma possível uma vez que por ser obrigatório o aprendizado teórico na Born Fly, o aluno já vem para as aulas sabendo o que vai aprender e como irá aprender. Dessa forma os exercícios de controle de solo, de decolagem, pouso e até mesmo seus primeiros voos, fluíram tranquilamente minimizando o tempo de aprendizado do aluno, mas com tudo a seu tempo, sempre presando pela segurança acima de tudo pois o parapente é um esporte radical e deve ser praticado com responsabilidade. O módulo prático de paramotor dura, em média, 20 horas, dependendo da dedicação do aluno. As aulas abrangem basicamente os mesmos exercícios do módulo de parapente (livre), porém além dos exercícios sem motor o aluno também irá fazer os exercícios com o motor, para sua total habilidade, com ou sem o motor ligado. As aulas práticas ocorrem em morrinhos (pequenos declives) até que o aluno esteja apto a realizar seus primeiros voos, sempre acompanhados do instrutor.
Ao final do curso, você será credenciado e reconhecido como piloto nível 1 pela CBVL (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOO LIVRE).
saiba mais sobre esse módulo.
O que vou aprender ?
Nessa área é apresentado a história do parapente, contemplando desde o seu início e os primeiros voos com o americano David Barish até o parapente como conhecemos hoje.
Confira um trecho desse capítulo:
Aqui veremos aspectos e características de um parapente, exibindo cada parte que compõe o equipamento e todas as especificações e peculiaridades de cada um.
Confira um trecho desse capítulo:
Essa parte exibe informações cruciais sobre o voo de parapente, e mostra cuidados e informações preciosas para desfrutar-se de um voo tranquilo e seguro.
Confira um trecho desse capítulo:
Nessa parte aprendemos sobre meteorologia e todos as suas implicações na hora do voo.
Confira um trecho desse capítulo:
Aqui aprenderemos um pouco mais sobre a aerologia, a ciência que estuda os movimentos das massas de ar e as implicações da morfologia do terreno nas condições climatéricas do local.
Confira um trecho desse capítulo:
Conhecer as nuvens é uma parte importante no aprendizado do parapente. Nessa área aprenderemos as implicações das nuvens na hora do voo e como identificar cada uma.
Confira um trecho desse capítulo:
É muito importante que o piloto tenha consciência do espaço aéreo e de suas limitações. Por essa razão separamos uma área completa com todas as informações sobre o assunto.
Confira um trecho desse capítulo:
Essa área possui observações importantes para aprimorar sua habilidade como piloto e melhorar cada vez mais seus voos.
Confira um trecho desse capítulo:
A habilitação de voo livre é necessária para poder decolar nas rampas do Brasil e do mundo, tal como uma carteira de habilitação automotiva é necessária para dirigir.
A Born Fly não acredita que existam dois esportes diferente, “parapente” e “paramotor”, sendo assim o esporte para nós é um só o parapente ao qual realmente se aprende a voar, a introdução do motor para nós é apenas uma variação do esporte parapente, logo então nosso curso de motor abrange quase todo conteúdo do curso de parapente. As primeiras aulas de paramotor práticas ocorrem no litoral, onde tenha espaço suficiente até que o piloto consiga dar a propulsão o suficiente para a decolagem.
O curso contempla voos duplos de “livre” junto com o instrutor para que o aluno entenda a melhor a didática do voo.
Veja no mapa onde estão localizados nossos instrutores.
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Algumas dúvidas frequentes.
Não voar não é difícil, com uma boa instrução teórica e com atenção em seus primeiros contatos com seu parapente nas aulas praticas, você logo logo esta apto para voar solo.
Não, se você for analisar o custo x beneficio do parapente você vera que ele é muito mais barato que vários outros esportes, em um curso básico você estará investindo em media R$ 3.000,00 e em um equipamento novo de iniciante cerca de R$ 11.000,00.
Basicamente não. O tecido poderia se rasgar, e as linhas arrebentarem. É o que poderia se chamar de quebra. Mas isto é praticamente impossível de acontecer em equipamentos utilizados de maneira correta e dentro de seu período de vida útil. O que normalmente acontece sem nenhuma consequência, é devido a fortes turbulências o parapente se desinflar, ou ‘enroscar’ nele mesmo, mas são situações facilmente corrigíveis pelo piloto na maioria dos casos.
Sim. Se mesmo assim o problema não puder ser resolvido, existe na cadeirinha do piloto um paraquedas (agora sim um paraquedas) redondo que te leva em velocidade segura até o solo.
Claro! O Parapente não é um esporte que exija força muscular extrema, exige muito mais técnica do piloto do que força em si. E como é um esporte que tem poucas praticantes, elas são sempre muito bem-vindas neste universo em sua maioria masculino.
Sim. Perfeitamente. O equipamento deve ser proporcional ao peso que está carregando. Para isto existem parapentes específicos para vôo-duplo, que suportam mais peso.
Muita. De forma e tamanho. Quanto ao peso, ele é sempre proporcional ao peso do que ele carrega. Seja uma pessoa, duas pessoas, um magro, um gordo. O parapente também tem forma de asa, e o formato desta ‘asa’ vai definir muito do seu comportamento e desempenho em voo.
Embora para um leigo, simplesmente olhando sejam todos muito parecidos, eles têm muita diferença. Existem níveis de desempenho e de segurança variados. Quanto mais seguro é um parapente, geralmente os usados com alunos e voos-duplos, menos performance eles têm. Entenda-se como performance a sua velocidade e capacidade de voar mais longe.
Os pilotos de lazer usam parapentes seguros e com desempenho moderado, propício para lhe proporcionar um voo agradável e divertido. Pilotos de competição sempre usam o que há de mais moderno e com maior desempenho, diminuindo com isto também sua segurança. Já os pilotos de acrobacia voam em parapentes específicos para que realizem melhor as manobras e são também geralmente menores em relação ao peso de um piloto, quanto seria um parapente de voo convencional.
Teoricamente ele pode levar quanto peso for necessário, desde que tenha um tamanho adequado ao peso que está carregando. Alguns ônibus espaciais possuem uma espécie de parapente gigante para pousar.
Se a diferença for de poucos kgs, basicamente só o que muda é a velocidade de voo, mais rápido se mais pesado, ou mais lento de mais leve. A distância que ele voa e a resistência do aparelho são praticamente inalterados.
O esporte é tão seguro quanto o piloto quiser que seja. Tomando todas as devidas precauções, ele torna-se um esporte extremamente seguro. Muito mais do que você pode imaginar. A maioria massiva das pessoas que pilotam ambos aparelhos como motocicletas e parapentes, sentem-se mais seguros voando.
Leves chuvas não afetam em muito o voo, apenas umedecem o tecido impermeável do parapente, porém em dias nublados, não é possível achar as correntes térmicas de ar ascendente que o farão subir. Logo é mais provável que não valha nem a pena decolar, caso contrário você irá diretamente da decolagem para o pouso. Seria um voo curto sem muitas possibilidades. Fortes chuvas geralmente vem acompanhadas de fortes ventos e turbulência, que aí sim tornam o voo desaconselhável.
As chuvas não saem de surpresa de trás de uma cortina pra nos dar um susto. Todo piloto deve saber fazer a análise meteorológica necessária para saber a possibilidade de chuva naquele momento, e reconhecer as nuvens de chuva antes que elas atinjam um nível que represente perigo ao voo.
O aluno deverá ter todo o equipamento básico, bem como os eletrônicos necessários para um voo de Cross, são eles:
1- Rádio – Para comunicação entre os pilotos, instrutor e resgate.
2- Variômetro – Para indicação da taxa de subida e descida.
3- GPS – Para gravar seus voos e ter acesso aos mapas e espaços aéreos locais. Pode ser usado o celular com XC Soar ou LK8000.
4- Contêiner – Para apoio dos equipamentos e fácil visualização dos mesmos.
O serviço de resgate é por conta do piloto, o mesmo pode estar levando resgate próprio ou ainda estar contratando um serviço de resgate local, onde os mesmos cobram de R$ 60,00 a R$ 100,00 o (motorista), carro usado no resgate será o carro de um dos pilotos.
Embora o curso tenha um prazo máximo de 20 horas o aluno poderá permanecer nele até que se esteja contente com o resultado, simplesmente acompanhando nos em nossas aulas futuras.
Seu comentário é importante para nos, ficamos felizes se nos ajudar.
Até 14 dias depois do pagamento, você pode cancelar
por qualquer motivo, e devolvemos todo o valor pago.
Venha conhecer as maravilhas que o Voo Livre poderá te proporcionar.
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Aprendi a voar no Brasil com a escola BornFly! Se você sonha em voar, seja para um voo duplo ou para um curso nao se arrisque em qualquer lugar… esta é a escola certa!!! Professor competente e profissional como o Douglas Araújo que preza a segurança mais que tudo! Nos vemos no ar!
E ai brother sou muito grato a você por tudo pois desde criança tinha um sonho de voar e hoje este sonho é mais do que realidade, voar não tem como falar só voando pra saber um abraço.
Escola capacitada a ensinar as práticas do voo livre com segurança e bom ensinamento, recomendo 100%!!
Escola com profissionais altamente capacitados e dispostos a ensinar tudo que há de melhor no mundo do voo livre. Parabéns Douglas pela escola…
Escola de voo livre altamente capacitada para atender desde o público iniciante até o público mais ousado, que deseja se aperfeiçoar na Modalidade “Cross”. Instrutores e Monitores com muita técnica e didática para ensinar, tornando o esporte ainda mais divertido. Vale a pena agendar um voo duplo com o Instrutor Douglas Araújo e conhecer um pouco mais sobre ao Curriculum dessa Escola.
Profissionalismo e Excelência…
Instrutor com alto grau de conhecimento e Educação…
No meu interesse e sonho em voar, busquei o melhor e encontrei. Estou satisfeito com meu curso. Segurança sempre.
Uma bela aquisição foi o capacete Ícaro. Preço honesto. Entrega rápida. Produto e atendimento Top. Profissional.
Segunda vela adquirida da BornFly e o atendimento foi ótimo. Entrega dinâmica. Produto entregue conforme o prometido. Negociação sincera. Parabéns.
Quem quiser voar eu recomendo, venha fazer uma aula que não irá se arrepender !!! Top a escola !!!! Evoluí muito !! Abraço!
Comecei no voo livre em 2017, em outra escola, muita energia, vários sonhos, muito tempo longe da família… o tempo foi passando, comecei a voar solo mas acabei desanimando pois não havia evolução. Entrei em contato com a BornFly, larguei meu antigo instrutor, e agora vejo o voo livre como eu esperava. Voos térmicos, 1000m acima da rampa, vistas absolutamente incríveis, tudo com muita segurança e confiabilidade.
Escola muita capacitada com professor muito bom. Graças a vocês estou quase realizando o sonho de voar.
Quando comecei no esporte, estava muito feliz, porém no decorrer do curso de formação fui desanimando com minha escola na época, pedi meu desligamento e já tinha deixado tudo para trás, mais aí, tive a felicidade de conhecer a Born Fly, foi quando conheci uma metodologia nova, um cidadão que além de um puta profissional, um puta amigão, paciente, técnico e muito bom professor!!! Obrigado por me salvar e me por para sonhar em voar novamente! Obrigado Born Fly, obrigado Douglas!
Sou suspeito a dizer porém, posso dizer quanto a didática, respeito e procedimentos da escola. Nossos alunos, tem um contrato com seus direitos e deveres, uma apostila muito bem elaborada em sem assuntos desnecessários para iniciantes no voo livre, aulas teóricas virtuais que lhe possibilitam ganhar tempo e deixar seu tempo livre para as aulas práticas, fazem uma avaliação para garantir seu nível mínimo de conhecimento técnico, treinam em solo com 4 equipamentos com níveis de dificuldades diferentes, a fim de o aluno ter um perfeito controle de vela, tanto no solo quanto em seus voos solos e ainda o aluno faz voos duplos com o instrutor no comando onde, eventualmente esse comando é passado para o aluno a fim dele experimentar algumas condições de voo antes mesmo de fazer seus primeiros voos solos.